Índices Clarifide confirmam sucesso do Projeto Genoma

O sucesso da parceria entre a True Type e a Bomaz Farms no desenvolvimento de bovinos leiteiros começa a apresentar seus primeiros resultados. A Bomaz é uma das mais importantes fazendas de genética dos Estados Unidos, trabalhando há 3 gerações na busca do desenvolvimento de uma vaca holandesa capaz de produzir muito, com forte foco nas características de saúde. O próprio Bob Zwald, proprietário da Bomaz, afirma que sua busca é pela vaca capaz de dar mais lucro ao seu dono.

Apoiada pela equipe Alta Genetics Brasil e por Nate Zwald, filho de Bob e um dos principais melhoristas dos EUA, a True Type definiu sua estratégia e vem seguindo-a sistematicamente nos últimos anos.

Com base nos resultados do Clarifide divulgados pela Zoetis após avaliação dos mais de 16.000 animais com genoma conhecido no Brasil, a True Type tem a oportunidade de situar seus resultados no cenário nacional. E os números são impressionantes, provando que melhoramento genético é uma ciência e que é possível dar saltos gigantescos através de um trabalho bem orientado.

Analisando os resultados do TPI ou índice de desempenho, observa-se que a True Type possui o animal com maior TPI da raça no Brasil (TPI 2578) e que o animal com menor pontuação do grupo testado na fazenda está muito acima da média nacional.

Se considerarmos a análise sobre o Net Merit (mérito liquido) ou sobre o Cheese Merit (mérito queijo), índices ligados ao mérito produtivo considerando o valor genético para a produção de leite e para a produção de sólidos do leite, a True Type produziu o animal que atualmente detém o melhor resultado do Brasil e seu animal com menor pontuação também está acima da média nacional.

Vale ressaltar que em ambas características, a média do rebanho nacional avaliado está abaixo do ideal, ou seja, existe uma grande oportunidade de se trabalhar no melhoramento do rebanho nacional.

Na definição da estratégia de genética do plantel da True Type, existe uma escolha por buscar fortemente o melhoramento das características de saúde. Por isso é muito importante analisar os indicadores de PL.

Na vida produtiva (PL), o resultado é incrível. Além de possuir o animal com o maior PL do Brasil (+8,6), a média dos animais da True Type foi impressionante (+5,67). Um valor que superou todas as expectativas da própria equipe. Novamente em uma característica em que a média nacional está abaixo do ideal, o animal com o menor índice da True Type foi positivo (+2,9).

Outro indicador extremamente importante na busca de melhoramento da True Type é a taxa de prenhez das filhas (DPR). Os animais da True Type tiveram uma média de (+3,39), excelente resultado considerando um indicador em que apenas 10% do rebanho norte americano está acima de zero.

Esses resultados demonstram que o Projeto Genoma, fruto da parceria selada por Flavio Guarani e Bob Zwald em outubro de 2011, está no caminho certo, que é produzir mais leite, com mais saúde e fertilidade. Os animais serão ranqueados dentro da estratégia de melhoramento da True Type e novamente acasalados pela Alta Genetics, formando a base para a construção do rebanho da True Type.